Contra o Botafogo na 38ª Rodada do BR17

Contra o Botafogo na 38ª Rodada do BR17

João Chiabi Duarte

Cruzeiro x Botafogo pela 38ª Rodada – O Cruzeiro não briga por mais nada no Campeonato Brasileiro porque mesmo que ganhe não subirá ao 4º lugar e mesmo se perder somente perde o 5º lugar se o Flamengo vencer o Vitória em Salvador. Assim, o jogo para nós acabará servindo para ver algumas novidades como por exemplo Vitinho na lateral direita, Victor Luiz na lateral esquerda, um pouco mais de Messidoro, de Judivan e como volta Ariel Cabral (eu não o colocaria em campo se houvesse um mínimo de dúvida).

Se formos olhar na história, o Botafogo é um time contra o qual o nosso jogo normalmente encaixa, como pode ser visto na análise do confronto. Quanto ao jogo desta tarde, vamos colocar quais são as nuances da partida.

 

Que time Jair Ventura Filho vai mandar a campo hoje ? – O Botafogo depende apenas de si para confirmar uma vaga na próxima Libertadores que terá no mínimo G8, posição que ocupa neste momento na tabela de classificação.

O time tem como característica ser muito lutador, dedicado e cumpridor das funções táticas selecionadas para cada atleta pelo jovem e ótimo treinador alvinegro.

No gol a segurança de Gatito Fernandez que barrou o ídolo Jéfferson em função de seus méritos nas partidas do Botafogo, mas, que andou cercando alguns frangos nos últimos jogos.

Nas laterais o jovem Arnaldo (que o Botafogo descobriu no interior de São Paulo) e Victor Luiz (emprestado pelo Palmeiras), que marcam razoavelmente e tem boa desenvoltura no apoio.

A zaga tem a segurança do argentino Joel Carli (muito firme no jogo aéreo, embora pareça lento no combate direto) e a juventude do ótimo Igor Rabello (antecipa muito bem, inteligente, faz boa leitura das jogadas, mas, às vezes é afoito no combate aos atacantes e faz faltas desnecessárias).

Na contenção no meio campo, o time trabalha com uma trinca formada por Rodrigo Lindoso (centralizado), João Paulo (esquerda) e Bruno Silva (direita), que muitas vezes começa na ponta e puxa a marcação do lateral para dentro, para abrir espaços para a subida de Arnaldo (ou Luís Ricardo, quando consegue jogar).

Na aproximação ao centroavante normalmente são usados jogadores de velocidade e de boa recomposição pelos lados do campo (Pimpão não vai poder atuar e assim as opções seriam Guilherme ou Leonardo Valência). E na armação, um meia de ligação, que atua mais centralizado e que nesta partida deverá ser o nosso ex-jogador Marcos Vinícius.

No comando de ataque com Roger fora do jogo as opções são Brenner (que veio do Internacional por empréstimo) ou o garoto da base Vinícius Tanque.

Jogando em casa, com o estádio lotado, motivado pela possibilidade de ir de novo à Copa Libertadores, o Botafogo será um adversário duro para o nosso Cruzeiro.

 

♦ E Mano Menezes que formação vai mandar a campo ? – O time deverá ter Rafael, Lucas Romero, Digão, Murilo e Bryan; Henrique e Lucas Silva; Robinho, Thiago Neves e Rafinha (Alisson); Arrascaeta.

Além disto viajaram com o time Lucas França, Vitinho, Arthur, Victor Luiz, Nonoca, Ariel Cabral, Messidoro, Élber, Judivan, Alisson e Jonatã.

Fica evidenciada a falta de um centroavante no time, sejam quais forem as suas características, de movimentação (como gosta Mano Menezes) ou mesmo mais fixo, fazendo a parede para os nossos ótimos meias de aproximação.

O ideal para este jogo seria dar oportunidade aos meninos da base que muito provavelmente irão se incorporar ao grupo de 2018, casos dos laterais Vitinho (mais apoiador, até por ser meia de origem) e Victor Luiz (marca melhor do que apoia).

Creio que ainda seja preciso ver um pouco mais do Messidoro, que chegou há pouco tempo ao clube e ao futebol brasileiro, que deverá se soltar aos poucos e já em 2018 poderá apresentar mais do seu futebol, já mais adaptado a BH, ao Cruzeiro e ao nosso futebol.

Também Bryan é um jogador que precisa se soltar mais, mostrar mais qualidade e desenvoltura, mostrar o futebol que o trouxe ao Cruzeiro, se quiser permanecer.

O centroavante Jonatã está ainda sendo avaliado e se o Cruzeiro quiser ficar com ele terá que pagar R$ 600 mil ao CRB e ao seu empresário. Precisa mostrar muito mais para ficar aqui.

Além destes, há outros jogadores que precisam lutar para, mesmo que não fiquem no clube, possam dar continuidade às suas carreiras em outra agremiação.

Assim, quem pensa que o jogo não vale nada para os atletas do Cruzeiro está redondamente enganado. Thiago Neves quer e vai cumprir pelo menos um de suas metas. Arrascaeta quer mostrar o seu cartaz de jogador decisivo e importante, para se firmar como opção para a camisa DEZ do Uruguai na Copa da Rússia. Robinho, quer fazer apresentação de gala para fechar bem este ano, que foi marcado por contusões, que lhe perturbaram em vários momentos, deixando-o de fora de jogos importantes na temporada.

 

A história do confronto entre Cruzeiro e Botafogo – O quadro abaixo, preparado com a ajuda do Almanaque do Cruzeiro de Henrique Ribeiro e de outra excelente fonte de consulta que é Cruzeiropédia, traduz a história deste jogo em que a supremacia cruzeirense é notória.

img

 

☻ A homenagem póstuma desta coluna especial vai para o mestre Bellini, pai do nosso Bellini Andrade que nos deixou neste sábado. Pedimos a Deus que envie o seu Espírito santo para consolar ao nosso amigo e a todos os seus familiares nesta hora tão difícil.

Cruzeiro, Cruzeiro Querido…Tão Combatido, Jamais Vencido…

Categories: Colunas

Sobre o EN

Enxada Neles

O jargão “Enxada Neles” foi criado por Ademir Santos, apresentador da TV Alterosa/SBT – Sul e Sudoeste de Minas Gerais, idealizador do Portal Enxada Neles. Ademir começou a usar esse jargão na TV como uma forma de desabafo diante das injustiças sociais que apresenta diariamente. A “enxada” representa o valor do trabalho sério e árduo de uma pessoa na busca de suas conquistas, pelo seu esforço e honestidade.Desta forma, de um modo geral e simbólico, é um símbolo do trabalho. A frase caiu no gosto popular e virou a “marca registrada” de Ademir Santos. No Portal Enxada Neles você ficará sempre bem informado sobre as principais notícias do Sul e Sudoeste de Minas Gerais, além do Brasil e do Mundo. Enxada Neles é o seu novo portal de notícias na internet!

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos necessários estão marcados*