Detran-mg orienta cidadãos para um carnaval mais seguro

Detran-mg orienta cidadãos para um carnaval mais seguro

Por um carnaval mais seguro nas vias urbanas e nas estradas, a Polícia Civil, por meio do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), reforça as ações de educação de trânsito nos dias que antecedem a folia. O objetivo é orientar a população sobre o respeito às leis de trânsito e, sobretudo, à vida.

Uma ação, em parceria com a banda da Guarda Municipal de Belo Horizonte, foi realizada na manhã desta quarta-feira (22), na sede do Detran-MG (Avenida João Pinheiro). Durante o momento de descontração com música, os cidadãos receberam orientações, materiais educativos, brindes e bafômetros descartáveis, destacando a mensagem: “se for dirigir, não beba”.

Ação do Detran

Nesse período do Carnaval, em que as pessoas costumam abusar das bebidas alcoólicas, a Coordenadora de Educação de Trânsito do Detran-MG, Luane Marçal, reforça o alerta dos perigos na mistura álcool e direção. “Segundo dados do Ministério da Saúde, em cerca de 50% dos acidentes com vítimas fatais os condutores estavam alcoolizados. Todo o nosso trabalho de educação de trânsito é para preservar vidas e evitar acidentes de trânsito”, afirma a coordenadora.

O motorista flagrado dirigindo sob influência de álcool é autuado e, se o resultado no bafômetro for igual ou superior a 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido, pode ser preso e responder por um crime de trânsito. A multa nesses casos é de R$2.934,70, além disso, o motorista responde a um processo administrativo para a suspensão da carteira de habilitação por doze meses. Em caso de reincidência, o valor é dobrado.

10 dicas do Detran-MG para tornar o trânsito no Carnaval mais seguro

Faça revisão preventiva no seu veículo antes de pegar a estrada

Certifique-se que está com a documentação do veículo e a habilitação em dia

Se for dirigir, não beba

Não dirija se estiver cansado ou com sono

Respeite os limites de velocidade

Não dirija falando ou manuseando o celular

Use o cinto de segurança

Obedeça as regras de transporte de menores de acordo com a idade

Motociclista: Use o capacete

Pedestre: Procure atravessar a rua sempre utilizando as faixas de pedestre

Categories: Minas

Sobre o EN

Enxada Neles

O jargão “Enxada Neles” foi criado por Ademir Santos, apresentador da TV Alterosa/SBT – Sul e Sudoeste de Minas Gerais, idealizador do Portal Enxada Neles. Ademir começou a usar esse jargão na TV como uma forma de desabafo diante das injustiças sociais que apresenta diariamente. A “enxada” representa o valor do trabalho sério e árduo de uma pessoa na busca de suas conquistas, pelo seu esforço e honestidade.Desta forma, de um modo geral e simbólico, é um símbolo do trabalho. A frase caiu no gosto popular e virou a “marca registrada” de Ademir Santos. No Portal Enxada Neles você ficará sempre bem informado sobre as principais notícias do Sul e Sudoeste de Minas Gerais, além do Brasil e do Mundo. Enxada Neles é o seu novo portal de notícias na internet!

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos necessários estão marcados*