Dia dos Namorados: Em uma relação a dois, você é uma pessoa sufocante?

Dia dos Namorados: Em uma relação a dois, você é uma pessoa sufocante?

A psicoterapeuta Maura de Albanesi fala sobre as questões e fatores que contribuem para esse tipo de comportamento e orienta como lidar com a situação

Muitos relacionamentos se tornam sufocantes, por causa da postura de um dos parceiros, muitas vezes, com tendência a controlar e dominar o outro a qualquer custo. Consequentemente, o “sufocado” se sente “preso”. A psicoterapeuta Maura de Albanesi, mestre em Psicologia e Religião pela PUCSP, explica que a pessoa sufocante busca uma relação “simbiótica”, a qual segue a lógica do “somos um” e não existe espaço para a individualidade.

“Essa pessoa crê que o outro é inteiramente dela. É aquela ideia de que se eu estou com você, você tem de estar comigo o tempo todo. A pessoa quer sempre tomar conta e dominar o outro”, explica. E por quais motivos alguém se torna sufocante? A psicoterapeuta conta que a carência e sensação de solidão são um dos fatores que contribuem para o indivíduo agir dessa forma. “Ele se sente tão sozinho e tão carente, que não consegue ficar apenas com si próprio. Essa pessoa precisa do parceiro para se sentir mais completa. A carência é a falta de contato com a própria essência. A pessoa necessita de, digamos, de uma outra essência, para se sentir inteira. Infelizmente, ela tem dificuldade de se sentir total consigo mesma e, por isso, precisa do outro”, destaca.

E quando surge algum parceiro, a tendência é “se apegar e agarrar “de todas as formas” essa relação. “Por um tempo, o controlador se sente satisfeito nesse relacionamento, mas depois deseja mais e mais do parceiro. Num primeiro momento, pode ser uma situação muito positiva a conexão que é estabelecida entre eles. A pessoa liga para a outra, porque sente que ela não está bem, por exemplo. E isso é muito bom”, destaca.

O problema dessa conexão, segundo Maura, surge a partir do momento em que um dos dois não permite a individualidade do outro e interfere cada vez mais na vida do parceiro, que pode se sentir invadido e sufocado. “Essa pessoa quer o outro para si, além de acreditar que são únicos e inseparáveis. Ela exige satisfação, quer saber mais sobre o outro e deseja mais e mais”, explica.

O sufocado tem culpa?

Maura ressalta que o “sufocado” tem uma parcela de culpa nesse tipo de relacionamento. “No início, ambos estão carentes e abraçam a relação dessa forma. Tanto quem sofre a pressão, quanto quem pressiona estão na mesma sintonia. Isso porque se estou passando por isso, é porque permiti essa situação. Eu acabo fornecendo ao outro todos os retornos que ele deseja. Quando você se deixa ser sufocado, você se aprisiona a mim e eu a você”, declara.

Como lidar com uma relação sufocante?

Maura sugere que a pessoa que se sente sufocada evite, por exemplo, fornecer todas as informações que o outro exige. Assim como, o outro deve evitar essa cobrança e exigência. “Todos nós temos um poder pessoal que nos abastece internamente e precisamos mantê-lo. Por isso é fundamental que haja a individualidade”, afirma.

Para Maura, em ambos os casos, é essencial resgatar novamente a própria força e poder interior, com coisas que a pessoa se abastece por ela mesma, sem necessitar do outro. “E também é importante perceber que uma relação é entre dois e não apenas um. Todos precisam ter a liberdade e sentir que estão com os parceiros porque querem e não porque precisam”, finaliza.

Categories: Brasil

Sobre o EN

Enxada Neles

O jargão “Enxada Neles” foi criado por Ademir Santos, apresentador da TV Alterosa/SBT – Sul e Sudoeste de Minas Gerais, idealizador do Portal Enxada Neles. Ademir começou a usar esse jargão na TV como uma forma de desabafo diante das injustiças sociais que apresenta diariamente. A “enxada” representa o valor do trabalho sério e árduo de uma pessoa na busca de suas conquistas, pelo seu esforço e honestidade.Desta forma, de um modo geral e simbólico, é um símbolo do trabalho. A frase caiu no gosto popular e virou a “marca registrada” de Ademir Santos. No Portal Enxada Neles você ficará sempre bem informado sobre as principais notícias do Sul e Sudoeste de Minas Gerais, além do Brasil e do Mundo. Enxada Neles é o seu novo portal de notícias na internet!

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos necessários estão marcados*