Encontro promove orientações para a utilização do Sistema Integrado de Informações de Desastres

Encontro promove orientações para a utilização do Sistema Integrado de Informações de Desastres

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), concluiu, nesta quinta-feira (14/12), o encontro “Orientações para a utilização do S2ID para solicitação do restabelecimento de serviços essenciais”. A ação, realizada em dois dias, ocorreu na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

O encontro teve como finalidade orientar os envolvidos nas ações de Proteção e Defesa Civil quanto aos procedimentos necessários para a solicitação de apoio do Governo Federal nas situações de desastre, especialmente quanto ao correto preenchimento da documentação para solicitação de recursos para ações de resposta, de modo a conferir celeridade a todo processo.

Para acelerar as solicitações, uma equipe técnica do Ministério da Integração Nacional está orientando os municípios com a finalidade de orientar e amparar as cidades  atingidas pelas chuvas dos últimos dias sobre os procedimentos, já que é preciso seguir uma legislação específica para ter acesso aos recursos.

Esta orientação é ministrada por integrantes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), e também pelo analista de infraestrutura, Marcos Vinícius Borges, e a engenheira, Andressa Della Justino.

Para o coordenador adjunto da Cedec, major PM Rodrigo de Faria Mendes, “apesar de ter uma carga horária relativamente pequena, o conteúdo da programação aborda assuntos críticos aos processos de resposta e recuperação para os desastres, o que sempre desperta interesse por parte dos municípios e dos estados”, observa.

Participaram do encontro integrantes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) e representantes de órgãos públicos municipais de Abre Campo, Caeté,  Nova Serrana, Pedro Leopoldo, Piedade de Ponte Nova, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Rio Casca, Santa Cruz do Escalvado, Santo Antônio do Grama, São Pedro dos Ferros.

Categories: Minas

Sobre o EN

Enxada Neles

O jargão “Enxada Neles” foi criado por Ademir Santos, apresentador da TV Alterosa/SBT – Sul e Sudoeste de Minas Gerais, idealizador do Portal Enxada Neles. Ademir começou a usar esse jargão na TV como uma forma de desabafo diante das injustiças sociais que apresenta diariamente. A “enxada” representa o valor do trabalho sério e árduo de uma pessoa na busca de suas conquistas, pelo seu esforço e honestidade.Desta forma, de um modo geral e simbólico, é um símbolo do trabalho. A frase caiu no gosto popular e virou a “marca registrada” de Ademir Santos. No Portal Enxada Neles você ficará sempre bem informado sobre as principais notícias do Sul e Sudoeste de Minas Gerais, além do Brasil e do Mundo. Enxada Neles é o seu novo portal de notícias na internet!

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos necessários estão marcados*