Estado cria grupo de trabalho para proteger cavernas em território mineiro

Estado cria grupo de trabalho para proteger cavernas em território mineiro

Cavidades naturais subterrâneas constituem patrimônio ambiental e cultural de Minas Gerais. Ações serão discutidas por Semad, Feam, Igam e IEF

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) criaram, por meio da Resolução 2.420 de 21/10/2016, o Grupo Interdisciplinar de Espeleologia (Grupe).

O grupo terá como função estudar, analisar, avaliar e propor conceitos, metodologias e procedimentos para a regularização ambiental de atividades e empreendimentos que causem impactos sobre cavidades naturais subterrâneas em Minas Gerais.

“O objetivo é buscar na legislação a conciliação do desenvolvimento com a proteção desse importante patrimônio”, explica o secretário-adjunto de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira.

As cavidades naturais subterrâneas constituem patrimônio ambiental e cultural de Minas Gerais, portanto, é competência do Estado, no âmbito dos processos de regularização ambiental, os possíveis impactos sobre cavidades naturais subterrâneas.

Entre as atribuições do grupo estão determinar medidas apropriadas para compensação espeleológica, preservação, controle e reparação de danos; revisar a legislação e as normas relativas aos processos de regularização ambiental de empreendimentos e atividades potencial ou efetivamente impactantes sobre cavidades naturais subterrâneas; estabelecer diretrizes para a aplicação da compensação espeleológica estabelecida nos artigos 6 e 7 do Decreto nº 47.041, de 31/08/2016.

O Grupe vai atuar por um ano, com possibilidade de prorrogação, e será formado por representantes da Subsecretaria de Regularização Ambiental (Suram), Subsecretaria de Fiscalização Ambiental (Sufis), Feam, Igam e IEF.

 

Agência Minas

Categories: Minas

Sobre o EN

Enxada Neles

O jargão “Enxada Neles” foi criado por Ademir Santos, apresentador da TV Alterosa/SBT – Sul e Sudoeste de Minas Gerais, idealizador do Portal Enxada Neles. Ademir começou a usar esse jargão na TV como uma forma de desabafo diante das injustiças sociais que apresenta diariamente. A “enxada” representa o valor do trabalho sério e árduo de uma pessoa na busca de suas conquistas, pelo seu esforço e honestidade.Desta forma, de um modo geral e simbólico, é um símbolo do trabalho. A frase caiu no gosto popular e virou a “marca registrada” de Ademir Santos. No Portal Enxada Neles você ficará sempre bem informado sobre as principais notícias do Sul e Sudoeste de Minas Gerais, além do Brasil e do Mundo. Enxada Neles é o seu novo portal de notícias na internet!

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos necessários estão marcados*