FCS inaugura PQNA Galeria, novo espaço de Artes Visuais no Palácio das Artes

FCS inaugura PQNA Galeria, novo espaço de Artes Visuais no Palácio das Artes

Espaço foi concebido com a intenção de revelar novos talentos da cena artística e cultural contemporânea de Minas Gerais

Um novo espaço voltado para as artes visuais no Palácio das Artes será inaugurado pela Fundação Clóvis Salgado (FCS), nesta quinta-feira (2/2), às 20h. A PQNA Galeria, localizada ao lado da Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, recebe este nome em contraposição às dimensões da Grande Galeria: são 75 metros quadrados e especificidades muito próprias que vão dar o tom diferencial nas futuras curadorias no espaço.

Obra de Amilcar de Castro integra a exposição

Para o presidente da FCS, Augusto Nunes-Filho, a intenção é que este seja um espaço para revelação de novos talentos da cena artística contemporânea de Minas Gerais, seguindo o lema da casa: “Fundação Clóvis Salgado pública por votação”.

“Quanto mais disponibilizarmos os espaços nobres para o público mais estaremos cumpindo com este objetivo”, diz Nunes-Filho.

Trata-se de um local privilegiado, com vista para o Jardim Interno do Palácio das Artes, por onde circulam visitantes, alunos e servidores da FCS, garantindo certamente uma grande visibilidade para as obras expostas.

A PQNA Galeria abre em alto estilo, com a exposição “Grandes Nomes”, com obras que integram o acervo da FCS: Amilcar de Castro, Beatriz Milhazes, Burle Marx, Fayga Ostrower, Franz Krajcberg, Lótus Lobo e Marcelo Grassman.

“Estamos pendurando os quadros das obras e estamos muito satisfeitos. É a quinta galeria de arte, mais a CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais (espaço voltado só para fotografia), para que o público usufrua de mais e mais arte. A casa ocupa um lugar importante no imaginário de todo artista, quem quer trilhar uma carreira quer se apresentar no Palácio das Artes, inclusive para se destacar em suas carreiras internacionais. Assim, a inauguração da galeria tem papel fundamental na fomentação, difusão das artes e consolidação de artistas de todos os gêneros”

Augusto Nunes-Filho, presidente da Fundação Clóvis Salgado

O presidente conta que desde que a atual gestão gestão assumiu não houve nenhum tempo ocioso nas galerias. “É o tempo de desmontar uma exposição e montar outra”, observa. No saguão havia um corredor que era utilizado como um bloco administrativo, continua, “depois passou a ser um espaço educativo e agora vai se tornar um espaço privilegiado”, completa.

Esta será uma oportunidade para conhecer esse conjunto de obras de nomes tão importantes das artes visuais. “Serão sete obras de artistas renomados que foram selecionados a dedo que, possivelmente, estarão juntos pela primeira vez em um mesmo espaço expositivo. Para os admiradores da arte, esta é uma chance única”, ressalta.

A exposição “Grandes Nomes” fica aberta à visitação até o dia 12 de fevereiro de 2017, de terça a sábado, das 9h30 às 21h; domingo, das 16h às 21h, com acesso gratuito.

Aos amantes das artes, o presidente adianta que após a passagem da Itinerância da 32ª Bienal Internacional de Artes de São Paulo, “Incerteza Viva”, que ocupará todas as cinco galerias, inclusive a PQNA Galeria, em Belo Horizonte, primeira cidade a receber a exposição depois de São Paulo, e encerrando em Portugal, outras três exposições que estão sendo formatadas poderão ser visitadas ao longo do ano.

Inauguração

PQNA Galeria, ao lado da Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard

Onde: Fundação Clóvis Salgado – Palácio das Artes, Av. Afonso Pena 1537, Centro. Belo Horizonte

Data: 2/2/2017

Horário: 20h

Obra de Beatriz Milhazes integra a exposição

Categories: Minas

Sobre o EN

Enxada Neles

O jargão “Enxada Neles” foi criado por Ademir Santos, apresentador da TV Alterosa/SBT – Sul e Sudoeste de Minas Gerais, idealizador do Portal Enxada Neles. Ademir começou a usar esse jargão na TV como uma forma de desabafo diante das injustiças sociais que apresenta diariamente. A “enxada” representa o valor do trabalho sério e árduo de uma pessoa na busca de suas conquistas, pelo seu esforço e honestidade.Desta forma, de um modo geral e simbólico, é um símbolo do trabalho. A frase caiu no gosto popular e virou a “marca registrada” de Ademir Santos. No Portal Enxada Neles você ficará sempre bem informado sobre as principais notícias do Sul e Sudoeste de Minas Gerais, além do Brasil e do Mundo. Enxada Neles é o seu novo portal de notícias na internet!

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos necessários estão marcados*