Governo de Minas Gerais fará diagnóstico sobre as trabalhadoras rurais do estado

Governo de Minas Gerais fará diagnóstico sobre as trabalhadoras rurais do estado

De acordo com o último censo agropecuário, as mulheres representam um total de 47% da população residente na zona rural

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda), em parceria com a Fundação João Pinheiro (FJP), irá desenvolver um diagnóstico sobre a situação das trabalhadoras rurais em Minas Gerais.

Para tanto, um termo de descentralização de crédito orçamentário no valor de R$ 182,5 mil foi assinado entre as instituições para o desenvolvimento do projeto de “Pesquisa e Diagnóstico da Situação Socioeconômica das Trabalhadoras do Campo de Minas Gerais”.

O objetivo do trabalho é construir um primeiro retrato da situação socioeconômica das trabalhadoras do campo em Minas Gerais, a partir de levantamentos e análise de dados.

Para o diagnóstico das mulheres do campo serão avaliadas dimensões como a situação socioeconômica; reconstrução das trajetórias de vida, de lutas e de trabalho com a terra; pesquisas de campo e tratamento dos dados coletados em campo; entre outros.

Para a secretária adjunta da Seda, Fabiola Paulino, esse diagnóstico é um dos pontos de pauta da articulação das trabalhadoras do campo. “A Seda neste momento está atendendo um dos 25 pontos de reivindicação das trabalhadoras. A secretaria tem um objetivo claro: fortalecer políticas públicas para as mulheres do campo”, garante Fabiola.

De acordo com o último censo agropecuário, as mulheres representam um total de 47% da população residente na zona rural no estado. Trinta e dois por cento correspondem à agricultura familiar.

Em breve, os trabalhos de pesquisa de campo e tratamento dos dados coletados serão iniciados. A expectativa é a de que a frente de trabalho do diagnóstico das trabalhadoras rurais seja realizado ao longo do ano.

 

Fonte : Agência Minas

Foto: Agência Minas /Divulgação

Categories: Minas

Sobre o EN

Enxada Neles

O jargão “Enxada Neles” foi criado por Ademir Santos, apresentador da TV Alterosa/SBT – Sul e Sudoeste de Minas Gerais, idealizador do Portal Enxada Neles. Ademir começou a usar esse jargão na TV como uma forma de desabafo diante das injustiças sociais que apresenta diariamente. A “enxada” representa o valor do trabalho sério e árduo de uma pessoa na busca de suas conquistas, pelo seu esforço e honestidade.Desta forma, de um modo geral e simbólico, é um símbolo do trabalho. A frase caiu no gosto popular e virou a “marca registrada” de Ademir Santos. No Portal Enxada Neles você ficará sempre bem informado sobre as principais notícias do Sul e Sudoeste de Minas Gerais, além do Brasil e do Mundo. Enxada Neles é o seu novo portal de notícias na internet!

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos necessários estão marcados*