Médicos aprovados em concurso público tomam posse para atuação no Hospital da Unimontes

Médicos aprovados em concurso público tomam posse para atuação no Hospital da Unimontes

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realizou, nesta sexta-feira (20/10), no auditório do prédio 6 do campus-sede, a solenidade de posse de profissionais aprovados no concurso público para médicos do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF). Ao todo, nesta fase, foram empossados 53 profissionais.


Solenidade ocorreu nesta sexta-feira (20/10), no campus-sede da Unimontes (Crédito:Anthony Teixeira/Unimontes) 

“Uma das forças do HUCF é o seu corpo clínico e temos a satisfação de tê-los como médicos efetivos da nossa instituição. Desejo que  vocês tenham o firme propósito de construir um hospital e uma Universidade mais forte e humana para todos nós, com vigor e alegria no exercício da medicina”, enfatizou o reitor da Unimontes, professor João Canela.

Em 29 de setembro último, o governador Fernando Pimentel assinou os atos de nomeação de 66 aprovados no concurso realizado no ano passado. O certame foi promovido, visando ao preenchimento de 100 vagas das diversas especialidades médicas. A expectativa é a de que, em breve, sejam nomeados outros 34 aprovados.

O processo foi o primeiro concurso para o cargo de médico do HUCF,  que oferece atendimento gratuito, bancado 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Do quadro de empossados, 60% dos profissionais vão atuar no setor de urgência e emergência, assegurando mais agilidade e melhoria na assistência à saúde da população.

O reitor destacou também que, desde 2011, a Unimontes iniciou os esforços para realizar o concurso publico para médico do HUCF,  por intermédio de comissão especial e de profissionais vinculados ao hospital.

“Ressalto aqui a ação dinâmica da Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças e da Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH), junto à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e ao Governo de Minas Gerais. A viabilização do processo seletivo só foi possível com o envolvimento coletivo”, enfatizou.

Para o vice-reitor da Universidade, professor Antonio Alvimar, a instituição fica ainda mais fortalecida com a chegada de médicos efetivos no HUCF.

“Temos o privilégio de ser uma geração pioneira, com novas perspectivas, com sangue novo na veia, que traz esperança para o futuro. Embora a tarefa que lhes caberá seja árdua, com enfrentamento de muitas dificuldades, a chegada de novos profissionais médicos traz esse alento com a perspectiva de querer enfrentar dificuldades”, disse.

Também presidente da Comissão de Ética da Unimontes, o professor Antonio Alvimar enalteceu a humanização nas ações de saúde e atendimento. “Sejam sempre profissionais éticos, zelosos e humanos. Procurem fazer do ambiente de trabalho um ambiente saudável com foco na boa assistência”, completou.

Nova fase

Para o superintendente do Hospital Universitário, José Otávio Lima, com a posse dos médicos aprovados, o único hospital 100% SUS da região entra para uma nova fase.

“Testemunhamos aqui hoje um momento histórico. O HUCF recebe médicos com vinculo efetivo e assim vamos amenizando situações de instabilidade funcional. Teremos um corpo clinico estruturado, atendendo ás expectativas da sociedade não somente na assistência médica, mas também na formação de recursos humanos para a saúde”, afirmou. “A meta é fazer o Hospital Universitário cada vez melhor”, acrescentou o superintendente.


A anestesista, Maria Luiza de Sena, foi tomar posse acompanhada do marido e da filha recém-nascida (Crédito:Anthony Teixeira/Unimontes)

Depoimentos

A  anestesista, Maria Luiza de Sena, vive um momento especial. Além de ter sido aprovada e nomeada no concurso publico do HUCF, acaba de se tornar mãe. Ela compareceu para assinar o ato de posse com a filha Helena, de apenas oito dias de vida, contando com a companhia do marido, o radiologista Fernando Henrique de Carvalho.  “Realmente, foi uma feliz coincidência. A minha expectativa é a de trabalhar mais ainda pela melhoria da saúde da população”, disse Maria Luiza.

Aprovado no concurso para vaga na especialidade de cirurgia torácica, o médico, Rafael Turano, salientou seu propósito de trabalhar com mais segurança. “Não só teremos a estabilidade funcional, como também condições para atender os pacientes com mais tranquilidade”, observou.

Na mesma linha, a especialista Juliana Bastos, da área de oftalmologia, disse que espera contar com a melhoria da estrutura do serviço. “O meu objetivo é atuar também na área de pesquisa”, acrescentou.

Por sua vez, a médica, Joaquina Inez Costa, da área de cirurgia vascular, revelou que, desde que foi diplomada, se interessou em fazer parte do corpo clinico do Hospital Universitário.

“Eu sempre quis entrar para o HUCF de forma digna  legítima, pelo concurso publico”, assinalou a médica. “A minha expectativa é de melhoria. Também quero fazer curso de mestrado na área de saúde”,  informou Joaquina.

Também empossado no HUCF, Carlos Maurício Mourão, que atuará em ortopedia e traumatologia, espera “prestar um serviço cada vez melhor”. Mesma expectativa da médica, Cristiane Cordeiro, graduada pela Unimontes e aprovada para a área de otorrinolaringologia. “Para mim, uma honra e satisfação retornar e contribuir com à instituição. Minha expectativa é prestar um bom atendimento médico à população”, ressaltou Cristiane.

Categories: Minas

Sobre o EN

Enxada Neles

O jargão “Enxada Neles” foi criado por Ademir Santos, apresentador da TV Alterosa/SBT – Sul e Sudoeste de Minas Gerais, idealizador do Portal Enxada Neles. Ademir começou a usar esse jargão na TV como uma forma de desabafo diante das injustiças sociais que apresenta diariamente. A “enxada” representa o valor do trabalho sério e árduo de uma pessoa na busca de suas conquistas, pelo seu esforço e honestidade.Desta forma, de um modo geral e simbólico, é um símbolo do trabalho. A frase caiu no gosto popular e virou a “marca registrada” de Ademir Santos. No Portal Enxada Neles você ficará sempre bem informado sobre as principais notícias do Sul e Sudoeste de Minas Gerais, além do Brasil e do Mundo. Enxada Neles é o seu novo portal de notícias na internet!

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos necessários estão marcados*