Núcleo de Relações Internacionais faz primeira missão oficial do ano em Madrid

Núcleo de Relações Internacionais faz primeira missão oficial do ano em Madrid

O início de ano já contabilizada a primeira missão do Núcleo de Relações Internacionais (NRI) do Governo de Minas Gerais, realizada para intensificar o processo de internacionalização do território mineiro.

A convite da União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI), a secretária de Estado Adjunta de Casa Civil e de Relações Institucionais (Seccri) e chefe do NRI, Mariah Brochado, esteve no país europeu para representar o Estado de Minas Gerais em Madrid, na Espanha, em uma série de compromissos entre os dias 16 e 20 de janeiro.

Na oportunidade, a secretária participou do XVI Comitê Setorial de Turismo Internacional da UCCI, no âmbito da Feira Internacional de Turismo (Fitur), que aconteceu na capital espanhola entre os dias 17 e 19 do último mês.

Durante três dias de evento, foram discutidos temas importantes e pertinentes ao turismo internacional, com troca de experiências exitosas envolvendo inovação, turismo sustentável e iniciativas para resolver problemas decorrentes do crescente número de visitantes nas cidades ibero-americanas. Representantes e especialistas de cidades membro da UCCI e integrantes de outras redes internacionais também marcaram presença.

Em sua exposição junto ao comitê, a secretária-adjunta da Seccri exaltou ações do governador Fernando Pimentel em prol do desenvolvimento do estado. Além disso, Mariah detalhou o bem-sucedido case dos Fóruns Regionais de Governo e destacou a profícua relação entre a gestão pública e academia por meio do Núcleo de Diálogos pelo Estado de Minas (Nudem), uma cooperação técnica entre o Governo de Minas Gerais, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

A secretária finalizou sua participação com breve descrição de programas que valorizam a cultura e o turismo de Minas Gerais, como a Mineiraria, a casa da gastronomia mineira, que faz parte do + Gastronomia, programa que tem a finalidade de fortalecer toda a cadeia produtiva do setor.


A chefe do Núcleo de Relações Internacionais (NRI), Mariah Brochado, ao lado da magistrada da Corte Suprema de Justiça Espanhola, Maria Virolés Piñol, e do assessor em pesquisas diplomáticas do NRI, Pedro Colombini. (Crédito: Divulgação/Seccri)

Segundo Mariah Brochado, a participação no comitê abriu um relevante espaço de diálogo, criando a possibilidade de realização de um encontro da UCCI no Brasil. “Minha exposição foi muito bem recebida. As autoridades desejam vir ao estado para conhecerem nosso governo e manter mais diálogo conosco”, avaliou. “Fizemos contato com representantes da América Latina e, novamente, foi muito positivo. Estamos em um grupo de diálogos para que eles venham a Minas para fazer um encontro da UCCI no estado”, complementou.

A UCCI é uma organização formada por 30 cidades e promove a troca de informações e experiências em esferas como segurança pública, cultura e desenvolvimento econômico. O objetivo principal da organização é a cooperação entre capitais e grandes cidades íbero-americanas na busca de soluções similares para problemas comuns.

A secretária-adjunta participou da missão por intermédio da Aliança Euro – Latinoamericana de Cooperação entre Cidades – que custearam todas as despesas da viagem. O projeto AL–LAs é uma parceria entre a Europa e a América Latina para incentivar e reforçar a cooperação entre as cidades que buscam fortalecer suas políticas públicas e o desenvolvimento territorial.

Parcerias à vista

Mariah Brochado também cumpriu uma importante agenda com autoridades locais, com o objetivo de estreitar relações institucionais e acadêmicas entre o país europeu e o território mineiro.

“Fomos recebidos por magistrados da Corte Suprema de Justiça da Espanha (correspondente ao Supremo Tribunal Federal – STF – no Brasil) e pela comitiva da prefeitura de Madrid”, relatou a secretária, que também considerou muito positiva a recepção conduzida pelo governo espanhol e pela cidade de Madrid.

Entre os compromissos, Mariah Brochado também foi recebida pela magistrada da Corte Suprema de Justiça Espanhola, Rosa María Viroléz Piñol, para alinhar projetos futuros entre Minas Gerais e a Corte Suprema Espanhola. As autoridades também discutiram a possível participação da magistrada em versões futuras da série Minas em Diálogo com o Exterior, além da presença na solenidade que reunirá embaixadores, gestores e acadêmicos no estado, sendo planejada para ocorrer no primeiro semestre de 2018, sob a coordenação do NRI/Seccri.

A chefe do NRI ainda se reuniu com a magistrada da Corte Suprema Colombiana, Karena Caselles, e com a magistrada da Corte Suprema de Justiça Espanhola, Rosa Maria Virolez Piñol. O encontro, no dia 17 de janeiro, possibilitou a projeção de parcerias acadêmicas, bem como o alinhamento da participação das magistradas no evento conjunto IV Congresso de Estudos Jurídicos Internacionais e I Seminário Internacional de Pesquisa, Trabalho, Tecnologias, Multinacionais e Migrações.

Coordenado pela professora dra. Maria Rosaria Barbato, o evento será realizado entre os dias 17 e 20 de abril deste ano, na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. Na ocasião, serão abordados temas referentes aos desafios contemporâneos e à expansão dos direitos humanos na ordem democrática global, nas vertentes do trabalho, da tecnologia, das multinacionais e das migrações em horizontes multidisciplinares.

O congresso e o seminário são fruto de parcerias colaborativas de pesquisa existentes entre a UFMG com instituições de ensino superior brasileiras (federais e privadas) e universidades estrangeiras cooperadas, bem como entidades científicas e profissionais que são referências na área, o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio do Núcleo de Diálogos pelo Estado de Minas (Nudem), a seção mineira da Ordem dos Advogados do Brasil e demais parceiros.


Da esq. para dir.: O chefe de gabinete da prefeitura da capital espanhola, Felipe Llamas, a chefe do Núcleo de Relações Internacionais do Governo de Minas Gerais, Mariah Brochado, a porta voz do governo de Madrid, Rita Maestre, e o assessor em pesquisas diplomáticas do NRI, Pedro Colombini. (Crédito: Divulgação/Seccri)

Durante a missão, a porta voz do governo de Madrid, Rita Maestre, e o chefe de gabinete da prefeitura da capital espanhola, Felipe Llamas, recepcionaram a missão mineira com o intuito de discutir o estabelecimento de cooperações institucionais entre as duas regiões e parcerias acadêmicas entre as universidades mineiras e espanholas.

No último dia da missão, 19/1, a chefe do NRI esteve em contato com a ex-presidente do Tribunal Constitucional da Suprema Corte Espanhola e catedrática da Universidade Complutense de Madrid, María Emilia Casas.

Mariah Brochado retornou muito otimista. “Foi uma missão muito bem sucedida, porque fizemos contato interessantes com autoridades do judiciário e autoridades internacionais, porque estávamos falando com representantes de toda a América Latina, e particularmente com a prefeitura de Madrid, que tem um governo muito arrojado e moderno. Um modelo de governança muito próximo do nosso estilo de governar em Minas”, comparou.

Categories: Minas

Sobre o EN

Enxada Neles

O jargão “Enxada Neles” foi criado por Ademir Santos, apresentador da TV Alterosa/SBT – Sul e Sudoeste de Minas Gerais, idealizador do Portal Enxada Neles. Ademir começou a usar esse jargão na TV como uma forma de desabafo diante das injustiças sociais que apresenta diariamente. A “enxada” representa o valor do trabalho sério e árduo de uma pessoa na busca de suas conquistas, pelo seu esforço e honestidade.Desta forma, de um modo geral e simbólico, é um símbolo do trabalho. A frase caiu no gosto popular e virou a “marca registrada” de Ademir Santos. No Portal Enxada Neles você ficará sempre bem informado sobre as principais notícias do Sul e Sudoeste de Minas Gerais, além do Brasil e do Mundo. Enxada Neles é o seu novo portal de notícias na internet!

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos necessários estão marcados*