Paralisação dos metroviários atinge 100% da frota nesta segunda, em BH

Paralisação dos metroviários atinge 100% da frota nesta segunda, em BH

Os usuários do metrô de Belo Horizonte encontraram os portões das estações fechados na manhã desta segunda-feira. Segundo informações do Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais, 100% da frota está parada e a previsão é de que continue assim durante todo o dia. Para as 14h está marcada audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), onde a categoria discute os desdobramentos da greve, as questões salariais e outras reivindicações.

O movimento contraria a decisão do TRT para que a categoria opere em escala mínima de 80% e paralisa totalmente o transporte metroviário. A expectativa é de que pelo menos 230 mil usuários utilizem o serviço por dia. Segundo a presidente do  Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais, Alda Santos, a decisão pela paralisação total da frota se deu como forma de pressionar a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) quanto às reivindicações da categoria. Entre elas, a garantia do vale cultura, oferta de duas toalhas individuais, por ano aos empregados das oficinas de manutenção e reajuste salarial.

A concentração dos metroviários em audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), às 14h, vai discutir as regras da escala mínima a ser mantida no sistema metroviário durante o período de greve. De acordo com o sindicato, o acordo feito entre a CBTU e o TRT não é adequado. “A empresa fechou em 80% dos funcionários no horário de pico e 50% no horário de vale, o que traz problemas de segurança para a operação”, informou a presidente.

Fonte: EM

Foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press

Categories: Minas

Sobre o EN

Enxada Neles

O jargão “Enxada Neles” foi criado por Ademir Santos, apresentador da TV Alterosa/SBT – Sul e Sudoeste de Minas Gerais, idealizador do Portal Enxada Neles. Ademir começou a usar esse jargão na TV como uma forma de desabafo diante das injustiças sociais que apresenta diariamente. A “enxada” representa o valor do trabalho sério e árduo de uma pessoa na busca de suas conquistas, pelo seu esforço e honestidade.Desta forma, de um modo geral e simbólico, é um símbolo do trabalho. A frase caiu no gosto popular e virou a “marca registrada” de Ademir Santos. No Portal Enxada Neles você ficará sempre bem informado sobre as principais notícias do Sul e Sudoeste de Minas Gerais, além do Brasil e do Mundo. Enxada Neles é o seu novo portal de notícias na internet!

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos necessários estão marcados*