Pediatras aprovados em concurso integrarão o Hospital Infantil João Paulo II

Pediatras aprovados em concurso integrarão o Hospital Infantil João Paulo II

Quarenta e cinco médicos serão alocados no Pronto Atendimento para melhoria e reorganização assistencial do hospital pediátrico

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) publicou no Diário Oficial do Estado (IOFMG) de sábado (10/9), o resultado final do concurso para médicos pediatras. O novo quadro de profissionais será direcionado para a recomposição das equipes e reorganização assistencial do Hospital Infantil João Paulo II (HIJPII), o único hospital do SUS da Região Metropolitana de Belo Horizonte exclusivamente pediátrico.

Atendimento no HIJPII / Foto: Christina Marândola

Atendimento no HIJPII / Foto: Christina Marândola

A maior retaguarda pediátrica, com 157 leitos, 40 mil consultas anuais e 5 mil internações por ano, é referência em todo o estado e vai passar a contar com 45 novos médicos pediatras – dos 206 aprovados no Edital 2015.

Os médicos vão atuar no Pronto Atendimento, nas unidades de Urgência e Emergência. Eles serão destinados também à recomposição da equipe de pediatras do HIJPII, onde haverá a substituição dos médicos contratados pelos efetivos.

A realização do concurso público para a contratação de médicos é uma medida emergencial do Governo de Minas Gerais necessária para suprir a deficiência nesse tipo de atendimento, um problema de âmbito nacional.

“A contratação de médicos pediatras vai trazer melhoria no atendimento às crianças na unidade de urgência e emergência, benefícios na formação de novos pediatras e visa a aumentar o interesse dos médicos em se especializar na área. Aguardamos a autorização para nomeação e início das atividades profissionais, mas é possível afirmar que com esse quantitativo conseguiremos reorganizar as atividades assistenciais”

Luís Fernando Andrade de Carvalho, diretor do Hospital Infantil João Paulo II

Segundo o presidente da Fhemig, Jorge Nahas, o déficit de profissionais pediátricos vinha sendo suprido com algumas medidas, como abertura do processo seletivo simplificado e plantões extras dos profissionais que trabalham no hospital.

“A medida funcionou bem durante um tempo, mas é um mecanismo que já estava se esgotando. A dificuldade é que a Fhemig só pode contratar por meio de concurso público e processo seletivo simplificado. A realização e homologação do concurso para médicos pediatras é de importância vital para a recomposição das equipes e reorganização assistencial do João Paulo II, hospital de ensino, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais, pertencente ao SUS”, explica Nahas.

Referência 

O Hospital Infantil João Paulo II é credenciado como hospital de ensino pelos Ministérios da Saúde e Educação, reconhecido como uma das melhores residências médicas de pediatria do país.

A unidade conta com uma equipe multiprofissional que engloba médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, entre outros.

O programa de Atenção Domiciliar, para atendimento de doenças pediátricas gerais, é pioneiro no Brasil. O hospital é referência nesse tipo de assistência e foi premiado várias vezes por instituições renomadas na área de saúde.

O HIJPII foi o primeiro no país a adotar a classificação de risco na área pediátrica no sistema público. Também foi o primeiro a oferecer Conta Paciente, uma prestação de contas ao usuário do SUS, no sentido de informar os investimentos que foram realizados para a assistência à sua saúde durante o tratamento ou internação.

Pronto Atendimento

O Pronto Atendimento do Hospital Infantil João Paulo II, que funciona como Urgência e Emergência, é localizado no andar térreo onde é realizado o acolhimento das crianças, desde a recepção até o primeiro atendimento.

O Acolhimento e a Classificação de Risco contam com dois ambientes integrados que acomodam a sala de espera e o local de registro do usuário, evitando assim que pacientes, pais e acompanhantes se desloquem pelo hospital.

A unidade também dispõe de consultórios onde o paciente recebe o atendimento inicial.

A Sala de Emergência é exclusiva para o atendimento de urgência para pacientes que apresentam quadros graves. A Sala de Procedimentos de Enfermagem realiza uma complementação da assistência médica prestando cuidados básicos durante 24 horas.

Hospital Infantil João Paulo II​

Alameda Ezequiel Dias 345, bairro Santa Efigênia. Município Belo Horizonte

Horário de funcionamento: Pronto Atendimento 24h

Linhas de ônibus: 5507 A, 5517, 1505 R, 2207, 106, 4031, 3302 B

Telefone: (31) 3239-9000

Categories: Minas

Sobre o EN

Enxada Neles

O jargão “Enxada Neles” foi criado por Ademir Santos, apresentador da TV Alterosa/SBT – Sul e Sudoeste de Minas Gerais, idealizador do Portal Enxada Neles. Ademir começou a usar esse jargão na TV como uma forma de desabafo diante das injustiças sociais que apresenta diariamente. A “enxada” representa o valor do trabalho sério e árduo de uma pessoa na busca de suas conquistas, pelo seu esforço e honestidade.Desta forma, de um modo geral e simbólico, é um símbolo do trabalho. A frase caiu no gosto popular e virou a “marca registrada” de Ademir Santos. No Portal Enxada Neles você ficará sempre bem informado sobre as principais notícias do Sul e Sudoeste de Minas Gerais, além do Brasil e do Mundo. Enxada Neles é o seu novo portal de notícias na internet!

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos necessários estão marcados*