Prefeitura entrega nova maternidade no próximo sábado (21/5)

Prefeitura entrega nova maternidade no próximo sábado (21/5)

Centro Materno-Infantil tem capacidade para 600 partos/mês

O prefeito de Contagem, Carlin Moura, entrega, no sábado (21/5), a nova Maternidade Municipal Juventina Paula de Jesus, uma das maiores de Minas Gerais. Com capacidade para realizar 600 partos por mês, o novo Centro Materno-Infantil dobrará a quantidade de atendimentos feitos na atual maternidade municipal. São 171 leitos para as gestantes, futuras mamães, recém-nascidos e bebês. Com estrutura de primeiro mundo, são 10 mil m² de área construída e cinco andares. A nova maternidade foi construída ao lado do Hospital Municipal de Contagem, na avenida João César de Oliveira, nº 4.495, Eldorado.

Desde o início de sua gestão, o prefeito Carlin Moura acompanhou as obras de perto, para garantir qualidade, segurança e padrões de sustentabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde. “Era nosso objetivo e compromisso com a população de Contagem entregar uma nova maternidade, mais ampla e estruturada. Queremos que as mães de Contagem tenham seus filhos em Contagem. Graças ao planejamento da nossa gestão, estamos conseguindo, mesmo nesse cenário econômico, entregar diversas unidades de saúde, em destaque para a nova UPA JK, inaugurada em agosto do ano passado, e agora a nova Maternidade Municipal”.

O novo Centro Materno Infantil de Contagem terá capacidade para 171 leitos, divididos em 30 leitos de UCI (Unidade de Cuidados Intensivos), 20 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), 08 leitos de enfermaria mãe canguru, 10 leitos de UTI Pediátrica, 34 leitos de enfermaria pediátrica, 59 leitos de internação de alojamento conjunto e ginecologia e 10 leitos de Centro de Parto Normal, sendo 04 de pré -parto.

Entre os destaques da nova maternidade, estão o Centro de Parto Normal estruturado e capacitado para realização do parto humanizado, com possibilidade do parto na banheira, um centro obstétrico equipado para atendimento diferenciado ao parto e um pronto-socorro ginecológico e obstétrico 24 horas por dia.

O secretário de Saúde, Evandro Silva, destaca a qualidade das obras. “A Prefeitura de Contagem vai ofertar à população uma maternidade com equipamentos de última geração, com alto padrão de tecnologia e sustentabilidade, priorizando o conforto à gestante e ao recém-nascido. Uma maternidade é a porta de entrada para a vida”.

Juventina Paula de Jesus foi escolhida para dar nome à nova Maternidade Municipal, em homenagem as mulheres e mães do município e aos povos de origem africana do município, simbolizado pela Comunidade dos Arturos, patrimônio imaterial do município e do Estado. Filha de Arthur Camilo Silvério, o patriarca da Comunidade dos Arturos, Juventina Paula de Jesus é uma pessoa símbolo, reconhecida na comunidade e na cidade, por seu trabalho de parteira, exercido durante anos, ajudando mulheres a trazerem seus filhos à vida. Foi rainha Congo da comunidade e uma defensora do congado e das tradições de seu povo. Faleceu em 2.005, aos 80 anos, deixando duas filhas e três filhos.

Andamento das obras
Ao assumir o mandato, em 2013, a atual gestão da Prefeitura de Contagem encontrou erros de projetos e execução nas obras da nova maternidade, que se encontravam com mais de oito meses em atraso. O projeto original apresentava várias irregularidades que precisavam ser corridas, como a central de ar-condicionado, que estava instalada em cima da área destinada ao CTI Neonatal. O prédio também não tinha acessibilidade para pessoas com deficiência. Além disso, o atual governo teve que buscar novos recursos para a continuidade e término das obras e custeio do Centro Materno Infantil.

Mais leitos para o HMC
Com a inauguração do novo Centro Materno Infantil, a atual maternidade, que funciona nas mesmas dependências do Hospital Municipal de Contagem (HMC), será totalmente transferida para a nova unidade. Com isso, o HMC ganhará mais 60 leitos para internação e atendimento à população em geral. Assim, a nova maternidade também representa um ganho para toda a Rede Pública de Saúde da Cidade.

Maternidade Municipal em números
10 mil m² de área construída
Capacidade de 600 partos/mês
Capacidade para 171 leitos: 30 leitos de UCI (Unidade de Cuidados Intensivos), 20 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), 08 leitos de enfermaria mãe canguru, 10 leitos de UTI Pediátrica, 34 leitos de enfermaria pediátrica, 59 leitos de internação de alojamento conjunto e ginecologia e 10 leitos de Centro de Parto Normal, sendo 04 de pré -parto.
Referência em atendimento pediátrico 24h;
Urgência ginecológica e pediátrica;
Liberação de mais 60 leitos para o HMC;
Centro obstétrico totalmente equipado para atendimento diferenciado ao parto cesárea;
Centro de Parto Normal estruturado e capacitado para realização do parto humanizado, com possibilidade do parto na banheira;

 

Fonte: Prefeitura de Contagem

Foto: Fredericus Augustus

 

Categories: Minas

Sobre o EN

Enxada Neles

O jargão “Enxada Neles” foi criado por Ademir Santos, apresentador da TV Alterosa/SBT – Sul e Sudoeste de Minas Gerais, idealizador do Portal Enxada Neles. Ademir começou a usar esse jargão na TV como uma forma de desabafo diante das injustiças sociais que apresenta diariamente. A “enxada” representa o valor do trabalho sério e árduo de uma pessoa na busca de suas conquistas, pelo seu esforço e honestidade.Desta forma, de um modo geral e simbólico, é um símbolo do trabalho. A frase caiu no gosto popular e virou a “marca registrada” de Ademir Santos. No Portal Enxada Neles você ficará sempre bem informado sobre as principais notícias do Sul e Sudoeste de Minas Gerais, além do Brasil e do Mundo. Enxada Neles é o seu novo portal de notícias na internet!

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos necessários estão marcados*