Representantes da SES-MG participam de grupo de discussão sobre implantação do Plano Mineiro de Promoção da Integridade

Representantes da SES-MG participam de grupo de discussão sobre implantação do Plano Mineiro de Promoção da Integridade

Representantes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) participaram, nesta sexta-feira (15/12), de uma visita institucional ao programa de aceleração de startups do Estado de Minas Gerais – SEED (Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development).

A agenda foi uma sequência da ação iniciada, na quinta-feira (14/12), com a visita técnica dos representantes da Controladoria Geral da União (CGU) à Controladoria Geral do Estado (CGE) de Minas Gerais. O encontro, que aconteceu em Belo Horizonte, teve como objetivo trocar experiências relativas ao fomento à integridade no âmbito do poder Executivo nacional, estadual e municipal, além de conhecer as práticas específicas adotadas pela CGE na concepção e implementação do Plano Minero de Promoção da Integridade (PMPI).

De acordo com o chefe de Gabinete da SES-MG, Lisandro Lima, desde o primeiro momento que a CGE realizou uma visita para discutir o PMPI, houve o interesse e o comprometimento do Gabinete no envolvimento da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) nesse projeto, considerado como essencial.

“Nessa linha de ação, a SES-MG foi o primeiro órgão do Estado a criar um Grupo de Trabalhos multidisciplinar, via Resolução, para discutir e pensar o nosso plano de integridade com um plano de ações específico, demonstrando o comprometimento e o apoio da alta direção nessa empreitada. Eventos como esse, envolvendo órgãos diversos e experiências distintas são enriquecedores e é de nosso maior interesse participar, aprender, desenvolver e caminhar juntos na promoção do PMPI”, destacou Lima.

Durante a visita, a referência técnica da Assessoria de Planejamento, Mariana Cristina Santos, apresentou questões relacionadas ao funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como à estrutura formal da SES.

Já a assessora de Gabinete da SES-MG, Polianna dos Santos, falou a respeito da participação da Secretaria no processo de aplicação do PMPI.  “A SES-MG caminha para conseguir compreender e diagnosticar as demandas do próprio órgão, ouvindo servidoras e servidores. Dessa forma, busca-se construir algo que também represente o que os próprios funcionários solicitam”, disse.

O que é o PMPI?

Elaborado pela Controladoria-Geral do Estado, o Plano Mineiro de Promoção da Integridade (PMPI) apresenta-se como um conjunto de iniciativas que tem como finalidade criar um ambiente íntegro, de conduta ética, honestidade e conformidade, no Estado de Minas Gerais, desenvolvendo ações voltadas para os agentes públicos, para as organizações públicas e privadas e para a sociedade.

O PMPI apresenta um caráter preventivo e tem como foco fazer com que a Administração Pública apresente os resultados esperados pela população de forma integral, democrática e eficiente, mantendo-se firme, focada e convicta na essência de seu trabalho.

Categories: Minas

Sobre o EN

Enxada Neles

O jargão “Enxada Neles” foi criado por Ademir Santos, apresentador da TV Alterosa/SBT – Sul e Sudoeste de Minas Gerais, idealizador do Portal Enxada Neles. Ademir começou a usar esse jargão na TV como uma forma de desabafo diante das injustiças sociais que apresenta diariamente. A “enxada” representa o valor do trabalho sério e árduo de uma pessoa na busca de suas conquistas, pelo seu esforço e honestidade.Desta forma, de um modo geral e simbólico, é um símbolo do trabalho. A frase caiu no gosto popular e virou a “marca registrada” de Ademir Santos. No Portal Enxada Neles você ficará sempre bem informado sobre as principais notícias do Sul e Sudoeste de Minas Gerais, além do Brasil e do Mundo. Enxada Neles é o seu novo portal de notícias na internet!

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos necessários estão marcados*