Schulz nega ter chegado a um acordo para formar governo com Merkel

Schulz nega ter chegado a um acordo para formar governo com Merkel

O líder do Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD), Martin Schulz, negou ter chegado a um acordo com o bloco conservador liderado pela chanceler Angela Merkel para negociar uma reedição da grande coalizão do governo. A informação é da agência alemã DPA.

“A notícia de que há uma luz verde para negociar uma grande coalizão só pode ser negada, é uma notícia falsa”, disse o político em Berlim, enfatizando que o SPD ainda não tomou nenhuma decisão e lembrando que todas as opções ainda estão sob a mesa.

“Há muitas opções para uma formação do governo e vamos falar sobre todas elasnenhum, não há automatismo para selar uma grande coalizão, deixei claro isso nos últimos dias e também ontem”, acrescentou.

Visivelmente irritado, Schulz falou que tudo o que apontou para a formação do acordo veio de fontes da União Democrata Cristã (CDU), presidida por Merkel, e censurou tal comportamento, num momento em que é necessário promover uma aproximação entre os dois principais partidos na Alemanha.

Schulz ressaltou ter dito a Merkel que a divulgação deste tipo de notícia “era inaceitável. Quem circula notícias falsas destrói a confiança “, disse.

Reunião

Schulz se encontrou na noite de quinta-feira (30) com a chanceler Angela Merkel no Palácio Bellevue para explorar as possibilidades de retomar a aliança que governou a economia líder da Europa nos últimos quatro anos.

Após este primeiro contato entre os líderes dos dois principais partidos na Alemanha, Schulz disse que na próxima segunda-feira (4) quer debater com a liderança de seu partido sobre a possibilidade de iniciar conversas com o bloco conservador para apresentar a posteriori no Congresso que a formação será celebrada no fim da semana que vem.

“Temos um governo em funcionamento na Alemanha, não há pressão em termos de prazos”, disse ele.

Protagonismo alemão

Schulz, que entre 2012 e 2015 foi presidente do Parlamento Europeu, defendeu hoje uma re-fundação da Europa. “Precisamos de outra Europa e as iniciativas do presidente da França (Emmanuel Macron) não podem ser respondidas de Berlim com um “não constante ou nada”, disse ele.

“A Alemanha deve voltar a tomar a iniciativa, deve voltar a ser a nação mais pro-europeia e não ser um mero espectador que observa o que acontece”, acrescentou Schulz.

Anteriormente, em declarações ao semanário Der Spiegel, o líder do SPD sublinhou a necessidade de a Europa ter uma política fiscal comum e um ministro das Finanças da União Europeia.

Categories: Mundo

Sobre o EN

Enxada Neles

O jargão “Enxada Neles” foi criado por Ademir Santos, apresentador da TV Alterosa/SBT – Sul e Sudoeste de Minas Gerais, idealizador do Portal Enxada Neles. Ademir começou a usar esse jargão na TV como uma forma de desabafo diante das injustiças sociais que apresenta diariamente. A “enxada” representa o valor do trabalho sério e árduo de uma pessoa na busca de suas conquistas, pelo seu esforço e honestidade.Desta forma, de um modo geral e simbólico, é um símbolo do trabalho. A frase caiu no gosto popular e virou a “marca registrada” de Ademir Santos. No Portal Enxada Neles você ficará sempre bem informado sobre as principais notícias do Sul e Sudoeste de Minas Gerais, além do Brasil e do Mundo. Enxada Neles é o seu novo portal de notícias na internet!

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos necessários estão marcados*