Secretaria de Saúde promove reunião técnica sobre Dengue, Zika e Chikungunya

Secretaria de Saúde promove reunião técnica sobre Dengue, Zika e Chikungunya

Em três dias, encontro teve como objetivo discutir estratégias para atualização das equipes regionais e municipais de Minas Gerais

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) concluiu, nesta semana, sua reunião técnica sobre dengue, zika e chikungunya. Em três dias, o encontro contou com a participação de representantes das 28 Regionais de Saúde e do Ministério da Saúde, e teve como objetivo discutir estratégias para atualização das equipes regionais e municipais do Estado na gestão das atividades de controle dessas doenças.

Na reunião técnica, foram abordados temas como o panorama da atual situação epidemiológica em Minas Gerais, as ações adotadas pela SES-MG no enfrentamento ao Aedes aegypti, bem como a organização da rede assistencial.

O médico infectologista e referência em imunização da SES-MG, José Geraldo Leite Ribeiro, falou sobre a utilização da vacina como uma das estratégias no enfrentamento da dengue. “Justifica-se pensar numa vacina com o objetivo de diminuir o impacto causado por essa doença. No entanto, não se deve colocar a vacina como substituição às ações de controle do vetor”, explicou José Geraldo.

George Dimech, representante da secretaria estadual de Saúde de Pernambuco, falou sobre a experiência dos pernambucanos no enfrentamento da síndrome congênita associada ao Zika Vírus. Na oportunidade, inclusive, DImech ressaltou a importância desse tipo de evento para troca de conhecimento e aperfeiçoamento das estratégias que já estão em prática.

O encerramento da reunião foi marcado pela presença do secretário da SES-MG, Sávio Souza Cruz, que destacou a importância da participação de todos no enfrentamento ao Aedes.

“Estamos diante de um grande desafio para o Estado de MG, que é a possibilidade de ocorrência de uma tríplice epidemia (Dengue, Chikungunya e Zika), todas transmitidas pelo mesmo vetor. Precisamos, por isso, organizar nossos serviços para o enfrentamento dessa situação, com o objetivo de evitar o aumento do número de casos dessas doenças e também a ocorrência de óbitos. É necessário mobilizar e conscientizar a sociedade mineira de que o cuidado com a saúde individual e coletiva é a forma mais eficaz no enfrentamento à dengue, à zika e ao chikungunya. Essa ação é considerada prioritária pela nossa gestão”, ressaltou Sávio Souza Cruz.

Ainda de acordo com o secretário, “é preciso também envolver outros setores, como educação, meio ambiente, limpeza urbana e serviços de abastecimento de água para desenvolvimento de ações integradas”, concluiu.

Dengue, Zika e Chikungunya em Minas Gerais

A dengue, chikungunya e zika vírus são doenças sazonais, cuja tendência de maior concentração de casos se dá entre os meses de janeiro a abril, em todo o Estado. No entanto, é importante ressaltar que o vetor das doenças circula durante todo o ano, ainda que com menor intensidade nos meses mais frios e secos (maio a setembro). Dessa forma, os cuidados em relação à prevenção e enfrentamento aos focos do mosquito devem ser permanentes.

Até o momento, Minas Gerais registrou 525.975 casos prováveis de dengue, 476 casos prováveis de Chikungunya e 15.169 casos prováveis de Zika.

Em relação aos casos que envolvem febre pelo Zika em recém-nascidos com microcefalia, mães de recém-nascidos com microcefalia e gestantes, foram confirmados 1.001 casos de gestantes com doença aguda pelo Zika Vírus.

 

Agência Brasil

Categories: Minas

Sobre o EN

Enxada Neles

O jargão “Enxada Neles” foi criado por Ademir Santos, apresentador da TV Alterosa/SBT – Sul e Sudoeste de Minas Gerais, idealizador do Portal Enxada Neles. Ademir começou a usar esse jargão na TV como uma forma de desabafo diante das injustiças sociais que apresenta diariamente. A “enxada” representa o valor do trabalho sério e árduo de uma pessoa na busca de suas conquistas, pelo seu esforço e honestidade.Desta forma, de um modo geral e simbólico, é um símbolo do trabalho. A frase caiu no gosto popular e virou a “marca registrada” de Ademir Santos. No Portal Enxada Neles você ficará sempre bem informado sobre as principais notícias do Sul e Sudoeste de Minas Gerais, além do Brasil e do Mundo. Enxada Neles é o seu novo portal de notícias na internet!

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos necessários estão marcados*