Tremor em Portugal

Tremor em Portugal

 

Um tremor de 4,1 na escala Richter foi sentido em Lisboa nesta sexta-feira (19/08) às 12h44min (horário local), por volta das 08h44 (horário de Brasília). Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o registro foi realizado nas estações da Rede Sismica do Continente e o epicentro foi localizado a 80 Km a Oeste de Peniche (cidade portuguesa da sub-região do Oeste, região Centro, com 14 749 habitantes. É sede de um pequeno município com 77,55 km² de área e 27 753 habitantes, subdividido em 4 freguesias).

O tremor não teria causado danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima (III/IV – escala Mercali Modificada) em Oeiras (XXX) e com intensidade III em Peniche, Mafra (uma vila portuguesa no Distrito de Lisboa, região de Lisboa e sub-região da Grande Lisboa, com cerca de 11 150 habitantes. Limitada a norte pelo município de Torres Vedras, a nordeste por Sobral de Monte Agraço), a leste por Arruda dos Vinhos, a sudeste por Lourdes, a sul por Sintra e a oeste pelo Oceano Atlântico. Famaso por seu Palácio-Convento contruído a mando de DomJoão V no século XVIII, contituindo a mais grandiosa obra do Barroco Português) e Lisboa (a capital de Portugal e a cidade mais populosa do país. Tem uma população de 547 733 habitantes, dentro dos seus limites administrativos).

 

A localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas. Agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes. Do mesmo modo, as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação. Em todos os casos acompanhe sempre as indicações dos serviços de proteção civil. Toda e qualquer utilização do conteúdo deste comunicado deverá sempre fazer referência à fonte.

 

FONTE: https://www.ipma.pt

Categories: Mundo

Sobre o EN

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos necessários estão marcados*