Vacinação contra H1N1 atinge 22 mil pessoas em Varginha; grupo prioritário tem participação abaixo do esperado

Vacinação contra H1N1 atinge 22 mil pessoas em Varginha;  grupo prioritário tem participação abaixo do esperado

A meta era vacinar 1.304 grávidas, apenas 663 foram vacinadas até o dia 10 de maio, segundo dados da prefeitura

A campanha de vacinação contra a Influenza atingiu cerca de 22 mil pessoas em Varginha (MG), segundo a prefeitura da cidade. Desse índice, 17.430 (71,14%) se refere ao público alvo/grupo prioritário (crianças, trabalhadores da Saúde, puérperas, gestantes  e idosos).  Os demais 4.651 são do grupo com comorbidades (doença respiratória crônica, cardíaca, etc.). De acordo com os coordenadores da campanha na cidade, a principal preocupação é pelo fato do grupo prioritário estar abaixo da meta prevista. Neste cenário, por exemplo, 13.460 idosos deveriam ser imunizados, mas até o dia 10 de maio, cerca de 9.404 compareceram aos postos de saúde.

Assim como, a estimativa era de que 1.304 grávidas fossem vacinadas, contudo, apenas 663 passaram pela imunização. Já o grupo de trabalhadores da área da Saúde obteve o índice esperando, superando – inclusive – as expectativas. O esperado era que 2.340 pessoas fossem serem vacinadas, mas 2.893 (123,34%) foram imunizadas.

Doses e locais de vacinação

Foram entregues à Secretaria de Saúde, por parte do governo federal, cerca de 24.670 doses. Varginha ainda deve receber outro lote de 1.700 doses, sem data prevista de chegada, segundo informações da prefeitura. A campanha em Varginha teve início no dia 18 abril e deve ser finalizada no dia 20 de maio.

Ao todo, 130 profissionais da área de saúde estão envolvidos na campanha. As vacinações acontecem nas Unidades Básicas de Saúde, com salas de vacinação na zona urbana e em cinco postos de vacinação na zona rural, além do Lar São Vicente de Paula, FUVAE, hospitais e pronto atendimento.

 

Sobre o EN

Letícia Veloso

Jornalista, com experiência como redatora web, repórter de internet e TV, apresentadora e locutora.

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos necessários estão marcados*