Vida que da vida!

Vida que da vida!

Kauany Sousa

A água que mantém vida no nosso planeta. Água que cura, que alimenta,  que modifica os organismos.  Impossível seria viver sem essa fonte . Na nossa região nordeste,  a água vale muito mais. A seca é a única certeza nesses últimos anos,  e quando a chuva bate tudo se transforma.  O verde da esperança aparece como a tinta que tem mais força.

A água que antes era extinta,  fica fácil de achar, tudo que é poça se enche pra alegria de quem vive a sonhar.  Cacimba, cacimbão,  açude,  lagoa e barragem.  Fica tudo cheio,  tudo bonito.  Até dá gosto de ouvir o coaxar dos sapos,  anunciando o inverno.

As águas do nordeste são conhecidas pelo velho e famoso São Francisco,  e agora ele chegou mais perto dos que tinham pouca água,  daqueles que esperavam ainda pela chuva e sofriam com a seca.

A transposição do Rio São Francisco deu o que falar. Como até os direitos do povo vira chacota e política,  não poderia faltar.  Parece até que é um milagre ou se tá fazendo favor. Políticos e seus seguidores entendam, que isso é um direito, assim como temos direito de viver,  temos o direito de ter água.

Já prestou atenção que tudo que envolve o Nordeste, tem sinônimos fortes.  Nós que sabemos a nossa essência, nos orgulhamos de termos água,  mas lá do outro lado do país,  somos chamados de burros,  de apelidos que incitam o preconceito e a descriminação. Parece até que não fazemos parte do mesmo país.  Por que será?  Talvez seja porque aqui se presa e tenta se conquistar o mínimo.

Muitos acham natural ter água, falam ainda que é normal.  Mas para nós que passamos dias e noites esperando o barulho da chuva, a água já tem outro valor.  Agora somos nordestinos bem mais satisfeitos,  porque a água chegou.  E vamos continuar aqui,  tendo orgulho da nossa terra,  do nosso canto.  Dessa vez com bem mais força porque temos o mais preciso: a nossa água.

Categories: Colunas

Sobre o EN

Enxada Neles

O jargão “Enxada Neles” foi criado por Ademir Santos, apresentador da TV Alterosa/SBT – Sul e Sudoeste de Minas Gerais, idealizador do Portal Enxada Neles. Ademir começou a usar esse jargão na TV como uma forma de desabafo diante das injustiças sociais que apresenta diariamente. A “enxada” representa o valor do trabalho sério e árduo de uma pessoa na busca de suas conquistas, pelo seu esforço e honestidade.Desta forma, de um modo geral e simbólico, é um símbolo do trabalho. A frase caiu no gosto popular e virou a “marca registrada” de Ademir Santos. No Portal Enxada Neles você ficará sempre bem informado sobre as principais notícias do Sul e Sudoeste de Minas Gerais, além do Brasil e do Mundo. Enxada Neles é o seu novo portal de notícias na internet!

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos necessários estão marcados*