VIII Salão de Arte de Itabirito Regional apresenta exposição com obras de artistas vencedores

VIII Salão de Arte de Itabirito Regional apresenta exposição com obras de artistas vencedores

Em sua oitava edição, o Salão de Arte de Itabirito entrou, definitivamente, para o circuito das artes visuais de Minas Gerais. Isto porque encerrou suas inscrições com 240 portfólios, revelando um panorama da produção contemporânea na Região dos Inconfidentes e da capital mineira, Belo Horizonte.

Agora, os trabalhos vencedores seguem um roteiro de apresentações por cidades mineiras. Itabirito é o primeiro município, que recebe a mostra no salão da cidade até o próximo dia 30 de agosto (quarta-feira). Em seguida, é a vez da Galeria de Arte Nello Nuno da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), em Ouro Preto, também no Território Metropolitano, receber, de 7 de setembro a 1º de outubro, a exposição com os trabalhos de destaque do VIII Salão de Arte de Itabirito.

As obras em exposição vão do simples desenho ou gravura até às novas vertentes dos artistas autodidatas e eruditos. São trabalhos que apresentam diversidade de técnicas, linguagens e tendências, o que resultou em um Salão bem representativo da produção artística dos municípios mineiros de Itabirito, Ouro Preto e Belo Horizonte, nos quais foi lançado o edital para os participantes.

Após passar por Ouro Preto, a exposição terá também uma passagem pelo CMM Gerdau | Museu das Minas e do Metal, no Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. A abertura, segundo a Faop, está prevista para o dia 12 de outubro, com permanência estimada até o dia 5 de novembro.

Seleção

A Comissão Julgadora do VIII Salão de Arte de Itabirito recebeu 950 trabalhos, dos quais foram selecionados 47 para compor o catálogo. Dentre estes, 12 finalistas concorreram à premiação do 1º ao 5º lugar e os outros sete ficaram com o titulo de Menção Honrosa.

A cerimônia de premiação, lançamento do caderno-calendário e do catálogo aconteceu em 18 de agosto, no Teatro Municipal da Casa de Cultura Maestro Dungas, em Itabirito.

Confira outros detalhes em www.faop.mg.gov.br.

Parcerias

O VIII Salão de Arte de Itabirito Regional é viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais (CA nº0368/001/2014), com patrocínio exclusivo da Claro, em parceria com a Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), o MM Gerdau | Museu das Minas e do Metal, a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (Adop), a Casa de Cultura Maestro Dungas de Itabirito e as Prefeituras de Itabirito e de Ouro Preto. A produção é assinada pela Sala de Ideias Soluções em Comunicação e a coordenação geral de José Carlos Oliveira e Ubiraney Silva.

Categories: Minas

Sobre o EN

Enxada Neles

O jargão “Enxada Neles” foi criado por Ademir Santos, apresentador da TV Alterosa/SBT – Sul e Sudoeste de Minas Gerais, idealizador do Portal Enxada Neles. Ademir começou a usar esse jargão na TV como uma forma de desabafo diante das injustiças sociais que apresenta diariamente. A “enxada” representa o valor do trabalho sério e árduo de uma pessoa na busca de suas conquistas, pelo seu esforço e honestidade.Desta forma, de um modo geral e simbólico, é um símbolo do trabalho. A frase caiu no gosto popular e virou a “marca registrada” de Ademir Santos. No Portal Enxada Neles você ficará sempre bem informado sobre as principais notícias do Sul e Sudoeste de Minas Gerais, além do Brasil e do Mundo. Enxada Neles é o seu novo portal de notícias na internet!

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos necessários estão marcados*